Monday, May 28, 2007

O Alfa e a Cidade

Este Natal ofereceram-me um livro que pelo título (A Fórmula de Deus) não me dizia muito, mas o escritor, José Rodrigues dos Santos, é meu colega de profissão e alguém que devo admirar. Razão pela qual, a pessoa que mo ofereceu, o escolheu.

Esteve na minha cabeceira durante meses. Pensei várias vezes em lançar-me sobre ele.. só o concretizei este fim-de-semana, ao apanhar o comboio para o Porto (Alfa Pendular - recomenda-se vivamente). Começei por me perder nas descrições, o que me levou a ler na diagonal (meu hábito recorrente quando tenho dificuldade em me concentrar). Passei algumas páginas. Capítulo II: "O toque polifónico proveniente do bolso das calças anunciou a Tomás que alguém lhe ligava para o telemóvel (..).
- Está lá?"

ESTÁ LÁ??!! Estava arrumado. Peço desculpa se ofender alguém, mas "está lá?". Se Alguém conhecer Alguém que atenda o telefone com "está lá" que não tenha mais de 80 anos (com telemóvel e toque polifónico), por favor, se acuse!

A mim suou-me muito mal. Acho que os livros têm que estar o mais próximo possíveis de uma credível realidade e não colocar carroças no século XXI!

Este episódio fez-me ainda lembrar uma cena de uma das minhas séries preferidas. Não é difícil de identificar... A Carrie lê o livro que o Berger escreveu e quando dá a sua opinião diz-lhe um senão: "Nenhuma mulher nova-iorquina usa fru-fru (elástico do cabelo com bastante tecido e muito foleiro). O Berger ficou contrariado e resolveu provar-lhe que era mentira. Mais tarde, quando estão num bar, vê uma mulher com um fru-fru e chama-lhe a atenção. Ao perguntarem-lhe, a mulher responde: (com um sotaque texano muito carregado e a dirigir-se para o marido) "Vês, há quem me tome por nova-iorquina!"

4 comments:

Anonymous said...

Que o Zé Pescoço de Girafa seja teu colega (e meu ex-colega, já agora) é uma coisa, agora que o devas admirar...Eu pagava para ele se dedicar apenas aos livros e não ter de ver os seus esgares e piscadelas de olho em directo.

Mas dá mais uma oportunidade ao Zé. Aposto que no livro ESTÁ LÁ tudo o que procuras :)

JC

Bicho said...

realmente, "Está lá" não lembra a ninguém. É por isso que eu atendo sempre o telemóvel polifónico com um muito cool e modernaço "Estou sim, faxavor?"

Unknown said...

Vanilla, mon amour: Acho muito bem que te queixes do "está lá" e afins... mas o que não te desculpo é isto:
- "A mim suou-me muito mal...". Babe, em primeiro lugar, ias no Alfa, logo tinhas ar condicionado, logo ali não suaste com certeza. E depois, não podes dar erros destes! Logo tu, que escreves tão bem e que és uma pessoas cujas ideias ficam bastante claras quanto transpostas para a escrita!!
Como tal, da minha parte isto só tem perdão depois de me pagares uma imperial e eu outra a ti! Pode ser que seja já esta semana no Kubo, no tal evento que tão carinhosamente publicitaste enviando-o para o e-mail da malta...
a mim, essa ideia SOOU-ME muito bem! :D ehehehe

Unknown said...

Correcção (merda de teclados sem fios e porra de cansaço: um T por um D??!!!...):
- uma pessoa cujas ideias ficam bastante claras quando transpostas para a escrita!!

(também me engano, não sou deus... sou só filho dele.)

 
Who links to my website?